Mapa do site
Adicionar aos Favoritos
     Home   |   Digital Signage Info   |   Blogs
Tutorial 1 - Conceito
Tutorial 2 - História
Tutorial 3 - Aplicações
Tutorial 4 - Benefícios e
Vantagens
Tutorial 5 - Modelos de
Negócios
Tutorial 6 - Componentes
do Digital Signage
Tutorial 7 - IPTV & WEB TV
Links Interessantes
Livros e Publicações
Blog News:

28/01/2009
Digital Signage como plataforma

Leonardo Lawrence
PUBLICITÁRIO

Digital Signage (DS) é uma forma de comunicação baseada em displays eletrônicos. Geralmente, é instalado em espaços públicos que possuem boa freqüência de pessoas e são utilizados para entreter, informar ou anunciar. Os principais benefícios do DS em relação aos anúncios ou informações mais tradicionais, estáticos, são: 1) O conteúdo pode ser trocado com mais facilidade; 2) Existência de animações; e 3) Os sinais podem se adaptar ao contexto e audiência, mesmo interativamente.
Ou seja, DS é uma forma de publicidade out-of-home, no qual o conteúdo e as mensagens são exibidas em sinais digitais, tipicamente com o objetivo de entregar mensagens orientadas para locais específicos em determinadas ocasiões, como em elevadores, lojas de departamentos, ônibus, etc. Dessa maneira, oferece retorno superior ao investimento em comparação com os meios tradicionais, principalmente impressos, pois possui um custo-benefício melhor.
Esse tipo de comunicação está em crescimento em todo o mundo, principalmente com a queda na circulação dos jornais e outros veículos impressos, e pela capacidade de adaptabilidade e atualização na mensagem que se quer passar.
Enquanto o mundo está abraçando o Digital Signage como um mercado emergente, a China apresenta números impressionantes sobre o uso deste tipo de comunicação. Os chineses exibem uma movimentação de mais de US$ 10 bilhões somente nessa área, segundo dados oficiais em três empresas listadas na Nasdaq (Focus Media, AirMedia e VisionChina).
O conteúdo exibido nas telas de Digital Signage pode variar de simples textos a imagens de vídeos full-motion, com ou sem áudio. Alguns operadores de redes de Digital Signage, e empresas que já usam este tipo de serviço (principalmente na área de varejo), comparam o uso deste tipo de comunicação aos canais de televisão, mostrando entretenimento e conteúdo informativo intercalados com publicidade.
Ademais, o conteúdo e a programação podem ser controlados por uma série de tecnologias, desde simples, sem rede media players com saída para MPEG-2, até algo mais complexo, como N-tier, que oferece controle para muitas telas, em diferentes localidades, a partir de um único ponto. O primeiro é ideal para pequenos grupos de telas, que podem ser atualizadas com CD, DVD, ou pen-drive. Enquanto isso, a segunda opção permite que os operadores de Digital Signage enviem conteúdo para várias telas de uma só vez ou que cada tela puxe o conteúdo de um servidor, conforme necessário.
Um maior destaque para o Digital Signage é a utilização das telas em conjunto com telefones celulares, por exemplo. Ao combinar as duas mídias, o telefone celular se torna o visor de Digital Signage, e o meio de comunicação se torna interativo.
A mídia out-of-home é um mercado crescente e movimenta, no Brasil, algo em torno de R$ 2 bilhões. De acordo com pesquisa realizada em 2008 pelo Instituto Datafolha, aproximadamente 96% das pessoas elogiam a iniciativa pela oportunidade de ter entretenimento e informação enquanto aguardam a chegada ao seu destino final.
Assim, o Digital Signage se configura como uma forma válida para empresas que procuram o melhor custo-benefício na comunicação. Possui dinamismo, interatividade e momentaneidade.

Quarta-feira, 28 de Janeiro de 2009 - 00:00
Fonte: JbOnline








Todos os direitos reservados © Portal Digital Signage